Tradicionalmente, o historiador é tido como o profissional que estuda o passado humano. Isso de fato ocorre e ocupa talvez noventa por cento das pesquisas feitas em História nos dias de hoje. Todavia, o profissional da História também possui instrumentos para estudar a História Recente e a História Presente, analisando e interpretando os fatos que estão em curso na vida contemporânea.
Como estudioso do passado, volta seus olhos à cultura dos povos, à economia, fatos sociais, idéias e cotidiano dos povos. É um profissional que observa, investiga e interpreta, de modo crítico e analítico, os acontecimentos e fenômenos sociais, construindo a memória e a compreensão da vida em sociedade. Como pesquisador, o profissional dessa área baseia-se em documentos, objetos, obras de arte, impressos diversos, fotografias, registros em áudio e vídeo, depoimentos, relatos, entrevistas e fontes bibliográficas. Como professor, atua nos ensinos fundamental e médio.
História, Portaria nº. 3.448, de 19/11/2003;
Coordenador: Edgardo Braga Pires
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR
1º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
Bases socioantropológicas dos afrodescendentes e povos indígenas
|
40
|
Direitos Humanos
|
40
|
Ética Profissional
|
40
|
Inovações Tecnológicas
|
40
|
LIBRAS
|
40
|
Língua Portuguesa
|
40
|
Matemática Básica
|
40
|
Introdução aos Estudos Históricos
|
60
|
|
340
|
2º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
Didática I
|
60
|
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
|
60
|
História Antiga
|
60
|
História Medieval
|
40
|
Metodologia do Ensino de História
|
60
|
Metodologia da Pesquisa Científica
|
40
|
Prática Pedagógica I
|
40 (T=20, P=20)
|
|
360
|
3º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
História da Educação Brasileira
|
60
|
Sociologia da Educação
|
60
|
História Moderna
|
60
|
História Ibérica
|
60
|
Historiografia I
|
40
|
Laboratório de Produção de Textos
|
40
|
Prática Pedagógica II
|
40 (T=20, P=20)
|
|
360
|
4º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
Filosofia da Educação
|
60
|
História da América I
|
60
|
História Contemporânea do Século XIX
|
60
|
Arquivologia
|
40
|
Avaliação em Educação
|
60
|
Seminário de Pesquisa
|
40
|
Prática Pedagógica III
|
40 (T=20, P=20)
|
|
360
|
5º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
Psicologia da Educação
|
60
|
História da América II
|
40
|
História do Brasil Colônia
|
60
|
Didática II
|
40
|
Estágio Supervisionado I
|
120
|
Prática Pedagógica IV
|
40 (T=20, P=20)
|
|
360
|
|
6º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
História do Brasil Século XIX
|
60
|
História Regional
|
60
|
Estágio Supervisionado II
|
140
|
História da América III
|
60
|
Prática Pedagógica V
|
40 (T=20, P=20)
|
|
360
|
|
7º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
História do Brasil República I
|
60
|
História de Minas Gerais
|
60
|
TCC
|
60
|
Estágio Supervisionado III
|
140
|
Prática Pedagógica VI
|
40 (T=20, P=20)
|
|
360
|
8º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CARGA HORÁRIA
|
História Contemporânea – Século XX
|
60
|
Historiografia II
|
60
|
História do Brasil República II
|
60
|
História da África
|
60
|
Antropologia Social
|
60
|
Prática Pedagógica VII
|
40 (T=20, P=20)
|
|
340
|