Requisitos: Estar matriculado em qualquer curso de GRADUAÇÃO, COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA ou SEGUNDA LICENCIATURA, da Iseed-Faved.
Modalidade: EAD
Valor por disciplina: R$ 179,90, uma única parcela.
Matrícula: Unidade Iseed-Faved Belo Horizonte, telefone e/ou WhatsApp (31) 3243-0967, opção 1.
Por que fazer?
“Entender o que são disciplinas optativas é importante para construir um currículo diferenciado durante a graduação. De modo geral, são matérias não obrigatórias, que o estudante pode escolher cursar para ampliar o seu aprendizado. Outro fator importante é saber a diferença entre disciplinas optativas, obrigatórias e eletivas.
Como o nome diz, a disciplina obrigatória é uma exigência pré-determinada da graduação e o estudante deve cumpri-la. Já as eletivas, são escolhidas pelo estudante, mas é necessário totalizar um número de créditos.
Como escolher as disciplinas optativas?
Através das disciplinas optativas é possível aperfeiçoar a sua formação para além do que está especificado na matriz curricular do curso. Como o mercado de trabalho está em constante transformação, essa é uma oportunidade para adequar a sua capacitação às demandas atuais e aos seus objetivos de carreira. Confira abaixo algumas dicas sobre como escolher as disciplinas optativas.
Pesquise sobre a sua profissão
Ao pesquisar sobre a sua profissão você fica sabendo sobre as novidades da área e os rumos que ela está tomando diante das mudanças no mercado. Converse com estudantes graduados ou que estagiam no segmento para entender as competências exigidas. Dessa forma, você pode verificar quais disciplinas se encaixam no seu plano para a carreira e nas demandas atuais.
Tenha a mente aberta
O interessante das disciplinas optativas é que você atrelar conteúdos de outras áreas com a sua. Estudantes do curso de Relações Públicas, por exemplo, podem fazer uma disciplina optativa sobre Design Thinking, ou da área de Direito, Psicologia, entre outras. A modalidade é fundamental para ampliar os horizontes e a sua formação, mas para isso é fundamental não ter a mente presa ao modelo tradicional de ensino.”
Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva – Site: Educa Mais Brasil
DISCIPLINAS DISPONÍVEIS
- A Neuropsicopedagogia e o Processo de Aprendizagem
- Administração de Instituições Escolares
- Administração de Varejo e Serviços
- Africanidades e Democracia
- Alfabetização e Letramento: Conceitos e Processos
- Alfabetização e Letramento: Desenvolvimento e Apropriação
- Álgebra Linear
- Anatomia e Fisiologia Humanas
- Antropologia Cultural
- Antropologia da Educação
- Aprendizagem na Modalidade de Educação a Distância
- Arte Contemporânea
- Arte e Cultura
- Artes Visuais - Animação
- Artes Visuais - Desenho
- Artes Visuais - Fotografia
- Artes Visuais - Gravura
- Artes Visuais - Pintura
- Atividades Rítmicas e Dança
- Atuação da Tutoria da Educação a Distância
- Auditoria
- Avaliação da Aprendizagem
- Avaliação da Educação e da Aprendizagem
- Avaliação de Impacto e Licenciamento Ambiental
- Biogeografia e Impactos Ambientais
- Cálculo para Funções de uma Variável
- Caminhos para o Estudante Universitário: Pesquisa, Mercado de Trabalho e Futuro Profissional
- Compreensão de Textos da Língua Espanhola
- Computação Gráfica e Multimídias
- Comunicação Alternativa
- Cultura e Literatura Africana e Indígena
- Currículo e Planejamento da Educação Básica
- Currículo Escolar em uma Perspectiva Inclusiva
- Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora
- Deficiência Visual com ênfase em Braille
- Deficiência Visual, Auditiva e Surdo Cegueira
- Didática
- Didática da Matemática
- Didática do Ensino Superior
- Direitos Educacionais de Crianças e Adolescentes
- Direitos Humanos
- Diversidade na Aprendizagem de Pessoas com Necessidades Especiais
- Educação Ambiental
- Educação Ambiental e Cidadania
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação e Ludicidade
- Empreendedorismo na Educação
- Equações Diferenciais
- Escola e Sociedade
- Estatística aplicada
- Estética e História da Arte
- Estilística e Semântica
- Estudar e Aprender a Distância
- Estudos morfossintáticos
- Filosofia da Educação
- Fisiologia do Exercício e do Esporte
- Formação Docente para a Diversidade
- Fundamentos da Ação Pedagógica
- Fundamentos da Educação Especial
- Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva
- Fundamentos da Formação do Leitor Literário
- Fundamentos da geologia
- Fundamentos da Psicopedagogia
- Fundamentos de Citologia e Histologia
- Fundamentos de Criminalística
- Fundamentos de Criminologia
- Fundamentos do Ensino das Artes
- Fundamentos e História da Geografia
- Fundamentos para a Educação em Tempo Integral
- Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial e Inclusiva
- Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Língua Portuguesa
- Geografia da População
- Geografia dos Recursos Hídricos
- Geografia Política, Econômica e Industrial
- Geografia Regional do Brasil
- Geografia Rural
- Geografia Urbana
- Geometria Analítica
- Geomorfologia Geral
- Gerenciamento de Segurança Executiva
- Gerenciamento e Controle da Poluição da Água e do Solo
- Gestão de Conhecimento, Inteligência e Contrainteligência
- Gestão de Recursos da Escola
- Gestão Educacional
- História antiga
- História Contemporânea
- História da África e da Cultura Afro-Brasileira
- História da América Independente e Contemporânea
- História da Arte no Brasil
- História da Arte: da Pintura Rupestre ao Pós-Modernismo
- História da Educação
- História da Língua Espanhola
- História das artes visuais
- História do Brasil Contemporâneo: Da Era Vargas aos Dias Atuais
- História do Brasil: da Proclamação da República ao Golpe de 1930
- História do Brasil: do início da colonização às conjurações
- História do Brasil: dos tempos do iluminismo à independência
- História e Filosofia das Ciências e da Matemática
- História Medieval
- História Moderna
- História, Política e Sociedade
- Introdução a Cartografia
- Introdução à Educação Física
- Introdução à Linguística
- Introdução aos Estudos Históricos
- Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Física
- Legislação Educacional
- Leitura e Escrita no Ensino Superior
- Libras e o Sistema Braile
- Língua Brasileira de Sinais - Libras
- Língua Espanhola Instrumental
- Língua Portuguesa I: fonética e fonologia
- Literatura Brasileira
- Literatura Brasileira I
- Literatura Brasileira II
- Literatura Brasileira III
- Literatura Infantil
- Literatura Infantojuvenil
- Literatura Portuguesa e Luso-Africana: Moderna e Contemporânea
- Literatura Portuguesa: das origens à contemporaneidade
- Matemática
- Matemática Discreta
- Matemática Financeira
- Metodologia da educação física escolar: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
- Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico
- Metodologia do Ensino da Arte - Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
- Metodologia do Ensino da Educação Especial
- Metodologia do Ensino das Atividades Aquáticas
- Metodologia do Ensino de Arte
- Metodologia do Ensino de Atletismo
- Metodologia do Ensino de Basquetebol
- Metodologia do Ensino de Ciências e Saúde Infantil
- Metodologia do Ensino de Futebol e Futsal
- Metodologia do Ensino de Geografia
- Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Fundamental
- Metodologia do Ensino de Geografia no Ensino Médio
- Metodologia do Ensino de Ginástica
- Metodologia do Ensino de Handebol
- Metodologia do Ensino de História
- Metodologia do Ensino de História e de Geografia
- Metodologia do Ensino de História no Ensino Fundamental
- Metodologia do Ensino de História no Ensino Médio
- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
- Metodologia do Ensino de Lutas
- Metodologia do Ensino de Matemática - Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Metodologia do Ensino de Natureza e Sociedade
- Metodologia do Ensino de Voleibol
- Metodologia do Ensino e Didática em Educação Física
- Metodologia e Prática do Ensino da Língua Espanhola
- Métodos e Técnicas de Pesquisa
- Neurociência e Linguagem
- Novas Linguagens e Tecnologias Educacionais
- Novos Caminhos para Profissionais da Educação
- Novos Paradigmas Educacionais
- Organização didática da educação básica
- Organização do Espaço Mundial
- Orientação e Supervisão Educacional
- Patrimônio Histórico e Cultural no Brasil
- Pedagogia em Espaços não Escolares
- Pedologia
- Pensamento Científico na Educação
- Pesquisa e Prática em Educação Matemática
- Planejamento Institucional
- Políticas Educacionais
- Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica
- Prática Pedagógica na Escolarização do Aluno com Deficiência Intelectual
- Prática Textual em Língua Portuguesa
- Práticas de Leitura e Escrita de Alunos com Deficiência Intelectual
- Prevenção de Acidentes e Socorros de Urgência no Ambiente Escolar
- Princípios e Concepções de Gestão Escolar
- Produção e Interpretação de Textos
- Psicologia da Educação
- Psicologia do Desenvolvimento
- Psicomotricidade no contexto escolar
- Recreação e Lazer
- Regulamentação e Políticas em Educação a Distância
- Relações Étnico-raciais
- Relações Sociais e Conflitos na Escola
- Semântica e Estilística
- Serviço Social e os Desafios Profissionais Contemporâneos
- Sociedade e Contemporaneidade
- Sociologia da Educação
- Sociologia Geral
- Tecnologia Assistiva
- Teoria da História
- Teoria da Literatura I
- Teoria da Literatura II
- Teoria da Literatura III
- Teoria e Prática da Neuropsicopedagogia
- Teoria e Prática das Artes Cênicas
- Teorias da Administração
- Teorias da Aprendizagem
- Teorias do Currículo
- Tradução e Versão em Língua Portuguesa e Língua Espanhola
- Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades - TGD
- Transversalidade na Educação