O Licenciado em Matemática estuda as quantidades, o espaço, a lógica, as relações abstratas e a lógica aplicada aos símbolos matemáticos. O uso da lógica matemática é empregado, pelo matemático, na verificação de hipóteses e na formulação de teorias; essa lógica é, por exemplo, a base de outras ciências importantes como a programação e suas diferentes linguagens --- todas alicerçadas nas equações algorítmicas oriundas da Matemática ---. A Matemática alimenta os cálculos tanto nas ciências aplicadas, como nas engenharias ou na chamada pesquisa pura.
A Matemática está presente em todas as ciências exatas, quer como ciência principal, quer como ciência auxiliar. O profissional da Matemática é bastante versátil e pode empregar-se em bancos, financeiras, indústrias, empresas de engenharia, escritórios contábeis, escritórios de perícia ou de cálculos estruturais e ainda atuar em um vasto segmento de empresas públicas e privadas. No setor público, encontra vagas para concursos nas áreas de perícia e cálculo. Como professor, leciona nos ensinos Fundamental e Médio.
Matemática, Portaria nº. 2.885, de 13/09/2004;
Coordenador: Clovis Junior Maciel
Grade Curricular
MATRIZ CURRICULAR
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL
LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA
Portaria de Credenciamento nº 3.445 de 19/11/2003
Portaria de Reconhecimento do Curso nº 164, de 16/02/2007
|
1º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
CRÉDITOS
|
CARGA HORÁRIA
|
Bases socioantropológicas
|
2
|
40
|
Direitos Humanos
|
2
|
40
|
Ética Profissional
|
2
|
40
|
Inovações Tecnológicas
|
2
|
40
|
LIBRAS
|
2
|
40
|
Língua Portuguesa
|
2
|
40
|
Matemática Básica
|
3
|
60
|
Geometria Plana
|
3
|
60
|
|
|
360
|
2º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
|
CARGA HORÁRIA
|
Geometria Espacial
|
3
|
60
|
Introdução ao Estudo de matemática
|
2
|
40
|
Optativa
|
2
|
40
|
Didática I
|
3
|
60
|
Metodologia da Pesquisa Científica
|
2
|
40
|
Prática Pedagógica I
|
2
|
60 (T=20, P=40)
|
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
|
3
|
60
|
|
|
360
|
3º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
|
CARGA HORÁRIA
|
Desenho Geométrico
|
3
|
60
|
Matemática Elementar I
|
3
|
60
|
História da Educação Brasileira
|
3
|
60
|
Sociologia da Educação
|
3
|
60
|
Laboratório de Produção de Textos
|
2
|
40
|
Prática Pedagógica II
|
3
|
60 (T=20, P=40)
|
|
|
340
|
4º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
|
CARGA HORÁRIA
|
Avaliação em Educação
|
3
|
60
|
Filosofia da Educação
|
3
|
60
|
Matemática Elementar II
|
3
|
60
|
Cálculo I
|
3
|
60
|
Seminário de Pesquisa
|
2
|
40
|
Prática Pedagógica III
|
3
|
60 (T=20, P=40)
|
|
|
340
|
5º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
|
CARGA HORÁRIA
|
Didática II
|
2
|
40
|
Psicologia da Educação
|
3
|
60
|
Algebra I
|
3
|
60
|
Geometria Análitica I
|
3
|
60
|
Cálculo II
|
3
|
60
|
Estágio Supervisionado I
|
6
|
120
|
Prática Pedagógica IV
|
2
|
60 (T=20, P=40)
|
|
|
460
|
|
6º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
|
CARGA HORÁRIA
|
Física I
|
3
|
60
|
Cálculo III
|
3
|
60
|
Algebra II
|
3
|
60
|
Iniciação a Lógica
|
2
|
40
|
Estágio Supervisionado II
|
7
|
140
|
Geometria analítica II
|
3
|
60
|
Prática Pedagógica V
|
3
|
60 (T=20, P=40)
|
|
|
480
|
|
7º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
|
CARGA HORÁRIA
|
Algebra Linear
|
3
|
60
|
Física II
|
3
|
60
|
Cálculo IV
|
3
|
60
|
TCC
|
3
|
60
|
Trigonometria
|
3
|
60
|
Prática Pedagógica VI
|
2
|
40 (T=10, P=30)
|
Estágio Supervisionado III
|
7
|
140
|
|
|
480
|
|
|
|
|
|
8º SEMESTRE
|
DISCIPLINAS
|
|
CARGA HORÁRIA
|
Análise Real
|
3
|
60
|
Matemática Comercial e Financeira
|
3
|
60
|
Estatística Básica e Probabilidade
|
3
|
60
|
Cálculo Numérico
|
3
|
60
|
Prática Pedagógica VII
|
2
|
40 (T=10, P=30)
|
Física III
|
3
|
60
|
|
|
340
|
|
Carga Horária das Disciplinas
|
|
Atividades Acadêmico-científico-culturais
|
200
|
Carga Horária Total do Curso
|
3360
|
DISCIPLINAS OPTATIVAS :
1-Xadrez na Escola
2-Fundamentos de Astronomia
3-Resolução de Problemas
4- Empreendedorismo