Cursos

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Pós-Graduação Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas, abordar junto aos alunos a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas como ferramentas/recurso quando há dificuldades motoras que impedem a aprendizagem ou se verifica dificuldades em falar e escrever (Browning, 2008), pois, e embora muitas crianças aprendem a falar por imitação, quando o desenvolvimento não ocorre dentro da norma, é necessário ensiná-las (Kumin, 2008).

Em casos de défices graves de comunicação, utilizam-se palavras, símbolos e recorre-se ao uso do computador (Ponte, 2009), como por exemplo, nas crianças com Síndrome de Down (Kumin, 2008), com Autismo ou Paralisia Cerebral.

O aprofundamento nos estudos sobre a Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas é relevante no sentido de que o aluno que irá trabalhar com educação inclusiva precisa saber que esse tipo de estratégia deve ser usada o mais cedo possível, para permitir o desenvolvimento da autonomia e a participação nas atividades da escola (Ponte, 2009). A maioria das aprendizagens acontecem no período pré-escolar, por isso é vantajoso intervir nesta fase, para evitar dificuldades na aprendizagem no futuro (CERCIFAF, 2009).

Neste sentido, a Intervenção Precoce aparece como uma medida de apoio à criança, em risco de atraso de desenvolvimento ou com necessidades educativas especiais (dos 0 aos 6 anos) e sua família, e tem como objetivo minimizar os efeitos negativos no desenvolvimento da criança (CERCIFAF, 2009).

Objetivo Geral 

Compreender a importância da Comunicação Alternativa ou Aumentativa e das Tecnologias Assistivas na vida das pessoas com NEE – necessidades educativas especiais no sentido de promoverem melhorias nas AVDs – atividades de vida diária e consequentemente em sua autonomia e autoestima.  

Objetivos Específicos 

a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.

b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.

c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e consciente.

Público-alvo

O curso de Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva é destinado a alunos e profissionais graduados em várias áreas do conhecimento, e que tenham interesse em se capacitar e atuar na área da educação especial inclusiva.

 

 Carga Horária

Disciplinas

CH

Módulo Básico

01

Ética Geral e Profissional

40 h

02

Metodologia Científica

40 h

03

Direitos Humanos

40 h

04

Língua Brasileira de Sinais - Libras

40 h

05

Docência do Ensino Superior

40 h

06

Inovações Tecnológicas

40 h

Módulo Específico I

07

Comunicação Alternativa ou Aumentativa

40 h

08

Uso do Soroban

40 h

Módulo Específico II

09

Utilização dos Vocalizadores

40 h

10

Ergonomia

40 h

Módulo Específico III

11

Acessibilidade

40 h

12

Tecnologias Assistivas

40 h

13

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

20 h

Carga Horária Total

500 h

Nome do Produto COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Preloader

Campus Iseed-Faved

Horário de Funcionamento:

Seg a Sex: 08:00 às 22:00
Sáb: 8:00 às 14:00

Endereço:

Rodovia de Ligação da BR 120/259 KM 001 - Virginópolis / MG

Iseed-Faved Belo Horizonte

Horário de Atendimento

Seg a Sex: 09:00 às 18:00



Central de Comunicação 

(31) 3243-0967

Horário de atendimento:

Seg a Sex: 09:00 às 18:00