Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação do ISEED/FAVED vem desenvolvendo importante trabalho no sentido de fortalecer a instituição nas suas diversas áreas, apontando as fragilidades e sugerindo ações para minimizá-las. Temos procurado com bastante esforço dos membros da comissão cumprir a proposta de avaliação institucional interna sugerida pelo MEC por meio do SINAES, a confiança no sistema e os resultados alcançados têm sido a nossa grande fonte de motivação.

Dificuldades encontramos muitas como desconfiança da comunidade acadêmica, perda de importantes membros por motivos variados, sendo o principal a troca de instituição, desinteresse de alguns membros, contudo tais dificuldades não impediram a seqüência do trabalho. Vale ressaltar aqui a colaboração do corpo diretivo da instituição que quase sempre acatou as sugestões encaminhadas pela CPA.

A Comissão Própria de Avaliação do ISEED/FAVED conta com o apoio fundamental de um núcleo de pesquisa da instituição, o NESPISSED – Núcleo de Estudos Sócio-Político do ISEED que funciona desde o ano de 2005, coordenado pelo prof. Flávio Rocha Puff. O núcleo desde sua fundação promoveu diversas pesquisas de caráter interno como avaliações dos discentes sobre a instituição como um todo além de ter realizado pesquisas em parceria com outros núcleos universitários como o NEASPOC da Universidade Federal de Ouro Preto, a prefeitura de Ouro Branco, pesquisa na cidade de Guanhães entre outras. Dessa forma, o núcleo tem contribuído substancialmente no levantamento de dados quantitativos junto ao corpo discente e docente e técnico-administrativo da instituição.

Relatórios da CPA

AnoResumo
2018Tendo a finalidade de transformar a Instituição atual em uma instituição comprometida com a aprendizagem de todos e a transformação da sociedade, e ser um eficaz instrumento no processo de reconstrução da educação brasileira, a avaliação institucional , a cada momento assume posição de destaque dentre as IES do país.

2017Um adequado processo de autoavaliação possibilita que a Instituição identifique seus pontos fortes e suas fraquezas, as dificuldades que ainda são enfrentadas, e vislumbre oportunidades de melhoria. Além de permitir mensurar os resultados, a autoavaliação possibilita a percepção de erros e acertos empreendidos até o momento da avaliação. Nesse sentido, a autoavaliação institucional permite uma visão ampliada dos processos desenvolvidos e fornece um retrato da realidade institucional, orientando, assim, a formulação de ações que levem a alcançar os objetivos da Instituição, sempre visando aos melhores resultados possíveis.

2016A Autoavaliação Institucional, conforme diretrizes da CONAES têm dois objetivos essenciais: avaliar a instituição como uma totalidade integrada, o que permite a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e ao desenvolvimento institucional; privilegiar o conceito da Autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

2015

A Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES) é um doscomponentes básicos do SINAES, que se desenvolve em dois momentos: aautoavaliação, conduzida pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA), e aavaliação externa, realizada por comissões externas designadas pelo InstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC),segundo diretrizes da Comissão Nacional da Educação Superior (CONAES).


2014

As ações da CPA, órgão da Administração, resultou em mais um relatório anual, fruto do trabalho de um ano inteiro de atividades dentro da dinâmica avaliativa prescrita pelo MEC. No âmbito desse programa, as avaliaçãoes que foram realizadas privilegiaram os cursos de graduação da FAVED, com ênfase na atuação dos docentes e nas disciplinas por eles ministradas...


2011

A Pesquisa de Avaliação Institucional do ISEED realizada entre os dias 13 e 14 de Outubro de 2011 vem dar continuidade ao processo, iniciado em novembro de 2005, que é o de ouvir a opinião da comunidade discente do ISEED quanto as suas inquietudes em relação à Instituição. Dessa forma a pesquisa ouviu os alunos matriculados nos cursos de graduação do ISEED e da FAVED. Os discentes responderam a um questionário de forma orientada pelos professores envolvidos na equipe do NESPISEED...


2008/2009

A avaliação positiva dos professores apresenta índice elevadíssimo, com mais de 90% de aprovação, tendência já apontada na primeira pesquisa. O que mostra ser um aspecto que influência na avaliação positiva da instituição como um todo. O envolvimento do corpo docente, a qualificação e o bom relacionamento pesaram decisivamente nesta boa aprovação. É obvio que uma avaliação geral esconde problemas localizados em alguns cursos, para isso fizemos a avaliação dos docentes por curso, como podemos acompanhar na página a seguir...


2006

As carências apresentadas são típicas de uma Instituição jovem que busca o seu espaço e que se encontra em plena fase de expansão, ou seja, não são contundentes ou comprometem de maneira significativa o bom desenvolvimento e a qualidade dos serviços prestados. Pode-se dizer, que se trata de problemas normais dentro de um contexto de crescimento de diversificação de atuação. Devido ao fato de ser uma instituição nova, que formará no fim do ano sua primeira turma, pode-se dizer que se ...

 

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